HOMENS: como se cuidar no Inverno

Home / Colunas / HOMENS: como se cuidar no Inverno
HOMENS: como se cuidar no Inverno

Chegou à época mais fria do ano e nós, com a ajuda do Dr. Cezar Augustus, separamos algumas dicas para você
homens
Que os homens são completamente diferente das mulheres você já sabe, o que talvez você ainda não soubesse era que a pele masculina é ainda mais distinta da feminina. Muito mesmo! Os homens têm pele mais oleosa e rica em colágeno, ou seja, naturalmente mais bem protegida contra o envelhecimento. Entretanto, devido ao perfil hormonal também muito variável, os rapazes têm a cútis mais espessa (mais “grossa”). Mesmo assim, vale lembrar que, dependendo dos estímulos externos – como a temperatura, a pele oleosa pode ficar desidratada.
Por isso, ao chegar os dias mais frios, além de mantê-la sempre limpa, é recomendável o uso frequente de hidratantes. No inverno, o nível de umidade do ar fica mais baixo e a poluição mais concentrada e, pra piorar, é também quando se ingere menos água. O resultado? Pele seca, lábios rachados e descamação da pele. O maior problema não é o fato de ficarmos apenas com uma pela mais seca, sem brilho e áspera. Além de deixá-la muito mais sensível, sujeita a alergias e infecções. Portanto, o cuidado e atenção devem ser realmente redobrados. Separei algumas dicas valiosas:
– Banhos mais mornos e rápidos. A água muito quente resseca a pele e retira a oleosidade natural. Uma boa opção são os sabonetes líquidos hidratantes, que reúnem duas opções em uma: Dove Shower Nutrição Profunda e Nativa SPA Sabonete Líquido Exótico Ameixa são opções boas e acessíveis.
dove-boticario
– Usar cremes hidratantes. Lembrem-se que existem cremes específicos para cada área do corpo, principalmente para quem possui problemas de pele como, acne, ressecamentos, manchas e etc. A escolha do creme ideal é primordial, pois evita que a pele resseque e descame. Uma pele bem hidratada também ajuda a diminuir a oleosidade, que acaba causando cravos e espinhas.
E mesmo no inverno, a opção de combinar protetores solares que já vem com hidratante é uma boa pedida, mesmo nos dias nublados a incidência de raios ultra violeta ainda é alta. O meu preferido é o Creme Hidratante Corporal Neutrogena Body Care Intensive, que possui ação desodorante e combate a pele seca, pois vai além da hidratação básica. Sua fórmula tem proteínas da aveia para hidratação intensa e glicerina, que elimina a aparência esbranquiçada da pele seca.
neutrogena-boticario-feitobrasil
A linha Men do O Boticário atende a diferentes necessidades masculinas para quem não abre mão dos cuidados pessoais. Destaque para o Hidratante Protetor Multiação 5 em 1, que reúne em uma única fórmula cinco ações essenciais para o cuidado com a pele do rosto. A linha Feito Homem da Feito Brasil também é super indicada! O creme tem sensação de refrescância e contém ativos que restabelecem o equilíbrio iônico da pele, promovendo hidratação.
SHISEIDO For Men é uma linha masculina que conta com creme que combate o ressecamento, perda de luminosidade e linhas finas. O produto Total Revitalizer promete revitalizar a pele cansada, já o Facial Contour é uma emulsão que melhora o aspecto flácido da pele. A VICHY HOMME também é uma linha de dermocosméticos voltada exclusivamente à pele masculina. Conta com gel de limpeza, hidratante antioleosidade, antirrugas, creme para olheiras e mousse para peles sensíveis.
shiseido-vichy
Usar de protetor solar. Por estar no frio, muitos acham que não existe essa necessidade, mas o raio solar chega a sua pele independente da temperatura, portanto use sempre, passando pelo menos duas vezes ao dia (o ideal é de 3 em 3 horas). Para o rosto também procure protetores especiais, pois varia de pessoa pra pessoa. Boas indicações são o Minesol Oil Control da ROC, o Episol Oil Free e o Anthelios XL Crème da La Roche-Posay.
protetor-solar
Quem já entrou no meu consultório, dificilmente saiu sem esta super indicação: Base Sun Protection Compact Foundation da SHISEIDO, uma conveniente base em pó que desliza com uma sensação de suavidade e proporciona um look mate e natural. Resistente à transpiração e à oleosidade, permanece fresca e fiel à cor durante horas. Uma base antienvelhecimento que protege a pele contra os raios UV, responsáveis pelo foto-envelhecimento, através da excelente proteção UVA/UVB.
Beba bastante água. Seguindo essa ideia de hidratação, as coisas devem começar de dentro para fora. Mesmo no inverno, e principalmente durante ele, tomar muita água traz resultados visíveis. Uma rotina de ingestão de pelo menos um litro e meio é sentida tanto na pele quanto no organismo como um todo, que funciona melhor. Outra coisa que ajuda muito é turbinar a alimentação com frutas e verduras, sem falar em um bom sono de no mínimo 8 horas.
Lábios e extremidades. Logo que o frio chega essas áreas são as que sentem primeiro, por serem mais sensíveis. A dica é então prevenir para evitar lábios rachadso ou até feridos. O mesmo cuidado tem que ser dispensado em cotovelos, mãos e pés, que também sofrem com as baixas temperaturas. Um bom protetor labial e dermocosméticos voltados para essas áreas são a melhor alternativa. Portanto, carregue sempre um hidratante labial no bolso! Experimente algum da Nívea (pode ser o azul), Essential Care, Carmex, Chapstick, Ceralip e o Bepantol, que também pode salvar!
labios

NO INVERNO, TAMBÉM NÃO ESQUEÇA…
Da barba. Para quem tem barba, o inverno é também uma época que precisa de cuidados especiais. Ao fazê-la é bom utilizar tanto o pré-barba quanto o pós-barba, evitando foliculites e pelos encravados. O ideal é barbear-se pela manhã e após o banho, com a pele descansada e os pelos amolecidos, executando movimentos mais curtos e precisos. Para quem prefere aproveitar a tendência e cultivar a barba nesses meses, a dica é utilizar produtos para deixá-la mais macia e tratada.
Dos cabelos. Banhos quentes também estimulam a oleosidade capilar, que pode levar até a descamação. O mais indicado é lavar com água morna e retirar bem o shampoo e condicionador. Também é valido secá-los antes de sair, sem exagerar na temperatura do secador. E para proteger os fios basta usar hidratantes para cabelo que sejam leves e não oleosos. E, por que não aproveitar a época para investir em toucas, gorros e chapéus?
Dos exercícios. A atividade física também merece atenção com o frio. Em temperaturas abaixo de 15ºC o corpo passa a ser agredido, por isso é sempre bom ir bem agasalhado. Para quem não dispensa os exercícios ao ar livre, é importante proteger bem os pés, mãos e cabeça. Sair de casa com várias camadas e só tirar quando o corpo estiver bem aquecido é o mais correto.
É isso! Mal entramos no inverno e o tempinho frio já começa a danificar a pele. Por mais que no começo pareça imperceptível, os problemas causados pelo frio vão aumentando e causando sensações cada vez mais desagradáveis. Por isso, quando essa estação chega, existe uma necessidade de criar novos hábitos e cuidados com a pele, principalmente a do rosto. Cuidem-se!
Por Cezar Augustus (Pós-Graduado em Medicina Estética)
www.facebook.com/drcezaraugustus

Comments are closed.