Confira as dicas do Dr. Gustavo Gimenes, especialista em Endocrinologia e Medicina do Esporte, e entenda mais sobre a substância
Para não deixar de ter um treino cheio de gás, muitas pessoas utilizam de recursos alimentares para adquirir mais energia, para isso, ingerem os famosos termogênicos. Esses alimentos aumentam a temperatura corporal e aceleraram o metabolismo, aumentando assim a queima de gordura.
Portanto, incluir na dieta o consumo dessa substância, antes dos treinamentos, garante mais energia e disposição para as atividades físicas. Entretanto, segundo o Dr. Gustavo Gimenes, especialista em Endocrinologia e Medicina Esportiva, com a boa fama da substância as pessoas acabam ingerindo sem muito cuidado e orientação.
“O uso dos termogênicos ajuda na perda de gordura e dá mais animo para treinar, mas não é obrigatório na deita do atleta e precisa ser consumido com cautela já que pessoas com problemas cardíacos, como arritmias, só podem usar após a liberação médica e ainda assim com muito cuidado”, explica o médico.
Ou seja, é importante ressaltar que até pessoas completamente saudáveis podem ter graves problemas com o uso excessivo de termogênicos. “O ideal é optar por alimentos que contenham a substância de forma natural, como a cafeína contida em chás e cafés”, recomenda Gimenes. Alimentos como café, alguns chás (como o verde ou de hibisco), canela, gengibre, pimentas, óleo de coco e até água gelada são ótimos termogênicos naturais.
Além de incluí-los de forma adequada nas refeições ao longo do dia, especialmente naquela que antecede seu treino, é importante salientar que, em algumas pessoas – aquelas mais agitadas, o consumo de termogênicos no período noturno pode ser prejudicial. Por isso, modere a ingestão à noite. Agora se o objetivo é aumentar o metabolismo e a queima calórica, divida esse consumo.
“Se deseja apenas o efeito estimulante, aumento de energia para o treino, deve ser o termogênico deve ser ingerido uma hora antes do exercício”, indica o médico. “Mas se o intuito for aprimorar o efeito de perda de gordura é recomendável ingerir duas vezes por dia, pela manhã e a tarde, uma dessas vezes, antecedendo o treinamento”, finaliza Gustavo Gimenes.
—
Fonte: Dr. Gustavo Gimenes, especialista em Medicina do Esporte e Endocrinologia, atende em São Paulo, em seu consultório em Moema. (clinicadrgustavo.com.br)