Há décadas o método tem adquirido adeptos mundialmente, incluindo celebridades da mídia. Conheça mais sobre sua história e princípios
Muito se fala sobre o #Pilates hoje em dia, principalmente por quem busca cuidar da saúde, o método adotado como atividade física até mesmo por celebridades foi criado por Joseph Hubertus Pilates, alemão nascido em 1880. Esse gênio, determinado a melhorar sua condição física tornou-se perito em vários esportes como boxeador e até mesmo artista de circo. A filosofia foi desenvolvida pelo estudo de acrobacias, movimento, yoga e condicionamento físico.
O método ganhou forma durante a primeira guerra mundial, reabilitando soldados em um campo de concentração. Na época camas de hospital e suas molas foram usadas para começar a desenvolver os aparelhos que são utilizados até hoje.
O Pilates é um grande aliado à reabilitação e prevenção de lesões, trabalhando corpo e mente, força e flexibilidade, tudo isso somado ao alívio de impacto sobre as articulações, e seus princípios são:
Respiração: sempre em coordenação com o movimento, ajuda a manter a postura e melhora a capacidade pulmonar.
Power House: é a musculatura que envolve a coluna e a pelve, considerada a origem de nossos movimentos, durante as aulas seu fortalecimento é sempre estimulado.
Concentração: os alunos devem pensar nos seus movimentos para que eles sejam mais eficazes, a mente guia o corpo.
Contrologia: basicamente é fazer os movimentos de forma mais harmoniosa, em um ritmo mais devagar, melhorando o fortalecimento muscular e desenvolvendo a consciência corporal.
Precisão: os exercícios devem ser feitos utilizando a musculatura correta, para evitar compensações e gasto desnecessário de energia.
Fluidez: os movimentos no Pilates acontecem de forma leve, sempre em sequência um do outro, é como se eles se integrassem sem começo, meio ou fim.
O que considero a grande sacada é que o método busca trabalhar as necessidades de cada um, por exemplo, alguém forte pode precisar de flexibilidade, ou vice-versa, esse feeling que deve ser desenvolvido pelos instrutores deixa as aulas mais individualizadas. Ainda sobre celebridades, a cantora mexicana Thalia, aos seu 48 anos, é uma das celebridades globais que divulgam e utilizam o pilates para qualidade de vida!
Resumidamente, Pilates é equilíbrio e levar os princípios das aulas para o dia a dia traz uma grande melhora na qualidade de vida!