Manter uma rotina e evitar o excesso de notícias, ajudam no processo
Atenção redobrada é importante nesses tempos de reclusão e que a ansiedade faz morada. Além da reflexão no vídeo, algumas dicas para manter a sua saúde mental e equilíbrio emocional são importantes:
CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÃO: Existe realmente a necessidade de assistir a todos os telejornais disponíveis e ao vivo quase que 24 horas por dia? Escolha uma fonte de informação, assista ao telejornal em um momento tranquilo e associado a algo prazeiroso, como no café da manhã ou ao jantar com a família, sua saúde mental agradece.
CUIDE DO SEU CORPO: Manter a prática de exercícios físicos colabora e muito para controlar o estresse e a ansiedade, lembre-se, a maioria das academia fecharam de maneira rápida, quebrando a rotina de treinos e isso tende a criar um cenário de estresse, por isso mantenha a rotina em casa com os treinos adaptados.
FAÇA COISAS QUE TE DÊ PRAZER: Leia um livro, ouça um álbum, maratone uma série, aproveite ao máximo seu tempo.
PRATIQUE O AUTOCONHECIMENTO: Aproveite o momento e seja realista com a situação, procure entender o seu papel e responsabilidade em tudo que está acontecendo, isso também é um ferramenta para a saúde mental. É um momento interessante para questionar sua posição na vida: Onde está hoje? Para onde gostaria de ir? O que te faz realmente feliz?
ORGANIZE O QUE PRECISA SER ORGANIZADO: Sabe aquela organização que está pretendendo fazer há anos? É o momento! Tire as caixas, jogue fora o que não tem utilidade, mude seu quarto, faça uma mudança no “AP”, qualquer coisa, esse é o momento.
INCENTIVE SEUS FAMILIARES: Se para o público mais jovem (20 a 40 anos) passar pela quarentena já é um processo difícil, imagine para idosos a partir de 60 anos. Que tal ajudar eles a criar uma nova rotina? Treinos leves, auxilio na organização do lar, um bate-papo, jogos e filmes.