Estreou hoje (17) a nova novela das 21h da Rede Globo, “Insensato Coração”, escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares. O novo folhetim já era motivo de discussão entre a comunidade gay, pois, desde que foi divulgada a sinopse original, sabia-se que o núcleo principal da trama teria um personagem homossexual, Roni Fragonard, interpretado por Leonardo Miggiorin. E não é que o personagem tem tudo para dar certo?
Como se sabe, Roni é amigo e também faz a linha assessor de imprensa de Natalie Lamour (Deborah Secco), que vive no ostracismo após ter alcançado fama ao participar de um reality show. A primeira cena de Roni aconteceu ainda no primeiro bloco, quando ele tenta animar a amiga, que, após passar o dia inteiro em um spa, teve que deixar cheques pré-datados, pois não tinha dinheiro para pagar.
A cena rola em um bar, onde Natalie conta a Roni sobre o ocorrido e pede ao amigo para que ele a ajude a conseguir algum trabalho. “Bee, você precisa me ajudar, não precisa ser um cachê muito alto não”, pede Lamour. “Pode deixar, bicha, que eu vou arrumar um evento bafo pra você participar”, completa Roni.
Assim de forma natural, três gírias do cotidiano gay foram colocadas num diálogo que foi visto por pelo menos 30 milhões de pessoas, público médio de telespectadores de uma novela das 21h. As palavras “bee” e “bicha” foram ditas duas vezes e “bafo” uma vez. Ponto para os roteiristas que conseguiram burlar o “bom senso”, leia-se “censura prévia”, do padrão Globo de ser. A segunda cena acontece na boate gay da trama, Barão de Gamboa (BG).
Sobre o personagem Roni em si, podemos dizer com tranquilidade que boa parte das pessoas da comunidade LGBT tem amigos ou conhece homens gays nesse estilo: sincero, pintosa, mas na medida, oscilando entre um gay moderno da rua Augusta com influências de um típico frequentador da The Week.
A atuação de Leonardo Miggiorin é segura e convincente. O ator demonstra ter profundo conhecimento dos códigos gestuais de parcela dos gays e de como colocar as gírias no diálogo. Se continuar nessa linha, Roni seria uma espécie de novo Bernardinho (Thiago Mendonça), personagem criado por Aguinaldo Silva que figurou na novela “Duas Caras”, e que até hoje é considerado por muitas pessoas a representação mais próxima do que conhecemos por “comunidade gay”.
Agora é aguardar o surgimento dos outros personagens gays e até de alguns homofóbicos, pois, com se sabe, o tema será abordado no decorrer da trama. Por hora, Gilberto Braga e Ricardo Linhares cumprem seu papel de levar a diversidade de forma original aos lares do Brasil.
Por A Capa.com.br