O estilo de vida inadequado acelera processo de declínio hormonal
Hey 30tão,
Você já percebeu uma certa mudança em seus hormônios após os 30 anos? Ao longo da vida, o nosso organismo produz uma série de hormônios, cada qual com suas funções específicas. E o papel deles é manter nosso bem-estar através do equilíbrio das atividades naturais do corpo. Entretanto, a partir dos 25 anos de idade, independente do sexo, dá-se início ao que é chamado de declínio hormonal e nós chamamos o médico e nutrólogo, Dr Lucas Penchel, para falar sobre esta fase, em que o organismo diminui a quantidade de hormônios produzidos. “Isto é fisiológico e faz parte da senilidade, do processo de envelhecimento”, já adianta Penchel.
“O DHEA (desidroepiandrosterona), hormônio mais abundante no organismo, produzido pelas glândulas adrenais, serve como matéria-prima para a fabricação de todos os outros importantes hormônios secretados pela supra-renal. Sendo assim, ele pode ser considerado o maior responsável pela sensação de bem-estar, libido, humor, ânimo e até pelo desenvolvimento de massa magra em um indivíduo. Já a testosterona e o GH, hormônios que são predominantemente masculinos, começam a cair a partir dos 30 anos de idade”, explica.
Segundo o Dr Lucas, o grande problema acontece quando o o homem chega à andropausa, condição caracterizada pela baixa de testosterona na corrente sanguínea e associada a sintomas como redução do desejo sexual, disfunção erétil, alteração de humor, depressão, fadiga e irritabilidade, diminuição da massa magra e óssea, entre outros. O fenômeno costuma ocorrer a partir dos 50 anos e necessita de tratamento para amenizar seus sinais.
“Ocorre que, devido a um estilo de vida inapropriado, o declínio hormonal tem sido cada vez mais constante e precoce. Atualmente, é muito comum que homens com faixa etária jovem, entre 30 e 40 anos, apresentem testosterona baixa, semelhante à de homens idosos, na faixa dos 70 anos. Esta baixa prematura está diretamente atrelada à alimentação inadequada (hipercalórica e hiperglicêmica), cigarro, álcool, sono ruim, stress, sedentarismo e diversas outras atitudes nocivas que tomamos corriqueiramente”, revela o médico.
A questão dos maus hábitos está relacionada não só à incidência de diversas doenças endocrinometabólicas como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, mas, também, à aceleração do processo de declínio hormonal. O ideal, além de cultivar hábitos saudáveis, é manter consultas médicas regulares para uma análise dos níveis hormonais para um envelhecimento saudável. Eu, por exemplo, passei a me preocupar mais com essa questão como prevenção mesmo!
“Inicialmente deve ser realizada uma investigação para descartar possíveis causas orgânicas da andropausa, pois ela não é habitual em homens jovens. Eliminando estas possibilidades, são indicadas mudanças no estilo de vida. Todavia, em alguns casos, quando estes níveis se encontram muito baixos, comprometendo a qualidade de vida ou causando alguma outra doença, como a depressão, a reposição hormonal se torna imprescindível”, finaliza Penchel.
Portanto, 30tão, cuide do seu corpo não apenas por fora, mas por dentro também!
—
Você encontra diversos produtos de beleza em nossa loja online! Clique aqui para conferir!