A falta de atenção com o protetor solar e com a rotina do skin care prejudicam todo o investimento no passado
O isolamento social e a quarentena tem criado uma nova rotina na vida de milhões de homens pelo Brasil, com tanta novidade ou na falta delas, algumas mudanças e novos hábitos tem feito parte desse novo cotidiano. Presos em casa, boa parte dos homens deixam alguns cuidados básicos de lado, prejudicando o investimento de meses em estética e cuidados diários.
Entre os principais pontos negativos para os homens vaidosos, está a diminuição do uso do protetor solar, creme para as mãos, hidrante facial e até mesmo na manutenção de tratamentos capilares, o uso de tônicos e lavagem diária.
De olho nesse movimento negativo, resolvemos listar as 05 mancadas dos homens na rotina de skin care durante o período de quarentena:
01. Deixar de lado o protetor solar
O uso do protetor solar tem que permanecer diário e ele deve ser reaplicado durante o dia. Não é porque não estamos tão expostos ao sol, que a pele não sofre com a irradiação solar indireta. O protetor também proteje a pele facial da luz branca emitida por lâmpadas e pela luz digital, essa emitida pelo celular, computador e aparelhos eletrônicos. Alguns produtos já acompanham proteção solar em fatores mais baixos, mas que já oferecem proteção à pele.
02. Creme para as mãos
Não é muito comum homens fazerem uso desse produto, o que é uma pena, uma vez que a pele da parte superior das mãos envelhecendo mais rápido pela falta de cuidado. Porém o ressecamento das mãos devido o uso constante do álcool em gel é uma realidade e é necessário manter a região hidratada.
03. Falta de rotina nos cuidados diários
Manter as mesmas rotinas do skin care de antes da quarentena é de suma importância, primeiro para a parte psicológica, uma vez que é comprovado que manter parte das nossas rotinas contribui e muito para o conforto emocional e para saúde mental. Segundo porque nossa pele já tem sofrido com a alimentação desregular (em muitos casos) e a falta de treinos, ou seja, ampliar os cuidados e manter a rotina é de suma importância para minimizar os impactos.
04. Não secar a barba
Em casa, banho a qualquer momento e um desleixo estético mais aparente na sociedade como um todo. Manter a barba seca, hidratada e cuidada, evita a proliferação de bactérias, prejuízo a pele abaixo do pelo, assim como o ressecamento dela, que gera caspas e a coceira. Como evitar? Após o banho utilize a toalha para secar a barba, simples né? Mas evite também dormir com ela unida, independente do cumprimento e durante o banho não deixe de lavar com sabonete próprio para o rosco ou algum indicado pelo seu dermatologista.
05. Lavar os cabelos diariamente
Já foi comprovado que lavar o cabelo diariamente não acelera a queda, ao contrário, manter o couro cabeludo limpo evita o entupimento do bulbo capilar (mas isso tratei com mais detalhes em outra matéria). O corte do seu cabelo já não está dos melhores, mantê-lo limpo, condicionado e muitas vezes hidratados, dará um visual melhor e mais saudável ao seu cabelo, além de evitar um prejuízo financeiro maior ao sair da quarentena.
São inúmeras as mancadas, mas vamos tratar uma a uma nos próximos posts, então fique atento e mantenha sua rotina de skin care em dia. Se possível procure um dermatologista para ajustar o processo com produtos e uma rotina específica para sua pele.