Pesquisas mostram um crescimento no consumo liderado por homens
O Brasil é o terceiro consumidor de produtos de beleza no mundo e uma parte crescente desse público são os homens, que deixaram a timidez de lado e passaram a investir no bem-estar. Em 2017 os homens deixaram mais de 20 bilhões no setor, causando um reposicionamento nas empresas de beleza no ranking de crescimento no Brasil.
Apesar do avanço, pesquisas mostram que a relação do homem com a compra é diferente. 44% dos entrevistados afirmam preferir comprar em loja física, mostrando uma relação diferente e mais próxima ao produto comparado com as mulheres, podendo assim tirar suas dúvidas com vendedor e entender melhor no que está investindo. Tal comportamento mostra a necessidade de se investir no ponto de venda, trazendo com isso promoções de impacto para o público. Produtos exclusivos, exposição corretas e ambietação que conversem com esse novo público é a chave para o sucesso.
Produtos de cuidados pessoais e de beleza, lideram o interesse. Marcas de renome internacional começam a buscar esse novo público, é o caso da Chanel que em 2019 irá disponibilizar sua linha de maquiagem para homens, intitulada Boy de Chanel. As gigantes Boticário, Clinique e Mary Kay também estão de olho nesse consumidor, com linhas de produtos idealizadas para o perfil masculino, que antes era sustentado por mulheres que buscavam cuidados para seus esposos.
Outro dado interessante demonstra que o homem também é mais resistente no pedido de desconto, estando mais propenso a pagar pelo valor total do produto. Enquanto as mulheres fazem pesquisas comparativas entre valores ofertados pela internet e na loja física, os homens não tem esse costume.
Nas academias, os dados também são interessantes, os homens estão consumindo mais do mercado fitness. A procura pela melhora na aparência física, no bem-estar, deixou de ser uma exclusividade feminina, os homens estão buscando cada vez mais o padrão de corpo idealizado como o “perfeito”. Outra questão levantada para o aumento de homens em atividades físicas está ligada à saúde mental, o combate ao estresse e a busca por um equilibrio entre a tensão do trabalho e uma rotina mais saudável.