A falta de movimento pode ser uma das causas da falta de mobilidade e dores na coluna
A mobilidade corporal é uma capacidade muito importante para a saúde de nossas articulações. Com a nossa coluna não é diferente, ela é toda articulada e composta por vértebras, o motivo é o movimento.
A diminuição de mobilidade na coluna é uma das causas de dor e lesões. Nas aulas de Pilates esse é um problema que percebo frequentemente nos alunos, em especial nos movimentos de extensão.
Quando somos crianças, nosso corpo é mais flexível. Todo esse movimento acontece de forma bastante natural, pois ainda estamos em formação. Com o passar dos anos, percebemos uma diminuição na mobilidade, isso acontece por falta de estímulo e posturas erradas.
Normalmente quando estamos em posição de descanso, em pé, sentados ou mesmo em nossa postura durante as atividades diárias adotamos um padrão de flexão da coluna. Para adaptar-se o corpo entende essa posição como natural, mas ela não é. A coluna possui curvaturas (cifoses e lordoses) que devem ser respeitadas para a manutenção de uma boa postura.
O padrão postural em flexão aumenta as cifoses e retifica as lordoses, com isso dificulta a extensão da coluna, onde ficamos com aquela postura comumente chamada de corcunda, uma das causas de hérnias.
Para manter a mobilidade é preciso alongar cadeias musculares como abdome, peitorais e ombros. Mas trabalhar a extensão de coluna também fortalece os músculos que sustentam a nossa postura e o resultado é a prevenção de lesões e uma sensação de leveza e alívio de dores.
Peça orientações para alongar e mobilizar sua coluna a um profissional e lembre-se uma coluna móvel é uma coluna saudável!
Por Augustus Moraes